[OPBX] 🤔 Quem está por trás do deal de $250 milhões no Open Banking?
Por Gabriel Pereira • Edição Nº53 • Ver na web
Nos últimos dias um dos novos players de Open Banking fez uma aquisição de $250m.
Quem é essa empresa? O que ela faz? Quem ela comprou? Por quê?
Todas essas respostas eu trago nessa edição, hoje iremos conhecer um pouco mais o mercado de Open Banking dos Estados Unidos e entender mais do modelo de negócio da Plaid.
Bora!
Observação: meus artigos estão ficando maiores do que a plataforma suporta 🤔 sugiro clicar na versão web se você estiver lendo isso pelo e-mail!
É claro que um deal bilionário (pelo menos em reais, né?) dentro do ecossistema de Open Banking não pode passar em branco. Ainda mais um player que até outro dia estava para ser comprado pela Visa (por bilhões,tá?) … e já está comprando outros? Sensacional ver essa abordagem e evolução do mercado em um período tão curto.
A compra da Cognito pela Plaid gera algumas perguntas e merece explicações: o que está acontecendo no mercado de Open Banking?
Para começar esse ensaio, precisamos entender um pouco mais o contexto norte americano.
🌎 O Open Banking nos Estados Unidos
É difícil encontrar headlines sobre o ecossitema estadunidense. Por quê? Não existe nenhum tipo de iniciativa por lá? Já cansei de me perguntar isso.
Ao redor do mundo o Open Banking tem tido diferentes abordagens: algumas mais orientadas ao regulador (como no Brasil, capitaneado pelo BACEN) ou orientadas ao mercado, caso dos EUA.
Nesse corte aqui do podcast do Banco Aberto eu comento um pouco sobre esse tema:
Quais são as implementações de Open Banking mais inspiradoras pelo mundo? Países e casos de destaque
A orientação ao mercado tem seus pontos fortes e fracos, mas a grande verdade é que não tem tanta velocidade e abrangência de instituições como um ecossistema baseado no órgão regulador pode ter no curto prazo. É necessária uma coesão entre todos os players para participação.
Ao mesmo tempo, os EUA possuem um ambiente financeiro totalmente diferente do Brasil. Muito mais competitivo com a presença de 4,734 bancos comerciais, segundo a Wikipedia.
🏦 Consórcio de organizações: Financial Data Exchange (FDX)
Esse é o formato que encontraram para a criação das APIs comuns e os padrões técnicos para o Open Banking Americano. Inclusive também se aplica para o Canadá.

Esse consórcio tem os mais diversos tipos de participantes, dentre bancos até novos players, como por exemplo a Plaid.
Nesse caso, apesar de não ser oficialmente considerado um “Open Banking Regulado” é possível entender que há diferença entre a forma de conseguir os dados no Open Banking “FDX” e no “Screen Scraping”.
Como falei na última edição do efeito de rede e que é super importante o ritmo de crescimento do ecossistema, podemos observar que as APIs da FDX tem aumentando o uso por consumidores. Muito resultado também dos seus constantes updates nas APIs e dos esforços para trazer mais players para o consórcio.

De 2019 para 2021 eles cresceram praticamente 6x. Número bem expressivo e que mostra que estão atingindo seu PMF (Product Market Fit). Link da reportagem.
É importante entender que existem várias formas de acessar os dados os clientes. E vai ser assim para diversos mercados, sempre. Nos EUA, de acordo com a Plaid, não há uma bala de prata.
Nesse excelente artigo o time da Plaid detalha esses diversos caminhos existentes nos EUA.
Financial Data Access methods:
Creating a balanced approach
🎲 Eles separam 2 processos cruciais: Autenticação e Transmissão dos dados
Métodos de autenticação:
Métodos legados
Approachs contemporâneos
Oauth
Métodos de transmissão:
Screen Scraping
OFX (Open Financial Exchange)
DDA (Durable Data API)
Outras abordagens
Todas as explicações vocês encontram no link acima!
Agora vamos para a Plaid…
📶 How Plaid work's
Plaid foi fundada em 2013 e é uma empresa que podemos chamar de “API-first” que permitem com que desenvolvedores conectem seus aplicativos às contas bancárias das pessoas.
Ela é o próprio Open Banking, fora do Open Banking. Assim como alguns players fazem por aqui (Pluggy, Belvo, Klavi) e lá fora (Tink e TrueLayer).

O surgimento da Plaid nos EUA está relacionado também com a aparição de diversos players de infraestrutura para fintechs. É possível observar hoje uma infinidade de players fortalecendo cada vez mais a visão de BaaS e Embedded Finance. Ficou muito fácil virar um banco!

Já recomendei diversas vezes a newsletter do Packy McCormick: Not Boring. Foi a minha fonte aqui nessa descrição da Plaid, depois confiram lá: link.
A Plaid começou a oferecer uma série de produtos e serviços:

Basicamente colocando a mão onde ninguém mais queria e organizando todas essas informações, entregando com excelência.

Dá pra observar que as ofertas em si não são tão diferentes quanto o que já observamos por aí de Open Banking. O que muda é sua qualidade e forma de executar.
Inclusive acontecendo hoje algo muito curioso: Por mais que os players de investimento briguem pelos clientes lá nos EUA o resultado é um só - todos usam Plaid para conectar suas contas.

Mais uma indicação de newsletter: The Generalist. Conta muito bem os desafios da Plaid numa visão de Janeiro/21 mas que ainda faz muito sentido. Link aqui.
🌎 Going Global
A Plaid é super ambiciosa nesse sentido e tem a missão de conectar os dados financeiros globalmente.

E por exemplo, no Reino Unido eles participam ativamente e contribuem para o ecossistema do Open Banking. Mesmo seu head de engenharia não estão 100% feliz com as implementações que aconteceram por lá
In Europe, you have something called ‘open banking,’ which I think was implemented to a variety [sic] of degrees of goodness by different banks and different players. But it effectively means that if your core bank is ‘A’ and you want to use an app that relies on some of the data that that bank has, there’s a mechanism for you to share data from one bank to another. In America, that doesn’t exist.
Comentou Jean-Denis Greze nesse podcast.
Essas são as sugestões que a Plaid fez para melhorar o ecossistema de UK.
Plaid's response to the future oversight of the CMA's open banking remedies
assets.publishing.service.gov.uk • Compartilhar
Em resumo eles trazem alguns posicionamentos:
Agora o próximo passo é melhorar a performance e disponibilidade das APIs.
Precisam de mais reforço/cobrança porque ainda tem gente pecando nessa disponibilidade.
Monitoramento do mercado precisa continuar.
Trazer para mesa contratos de 5 anos para garantir que tenha consistência as evoluções do Open Banking.
🚧 Também falaram sobre a mudança dos 90 dias de reautenticação em UK:
180 days is not enough | Plaid
The European Banking Authority closed its public consultation today on the amendment of its RTS on Strong Customer Authentication (SCA) and the 90-day exemption
💸 Deals & Deals
E uma empresa tão arrumadinha assim despertaria interesse rápido do mercado né?
Hoje eles já ultrapassam $734 milhões de funding, com um valuation de $13.5 bilhões.
Saca só a história:
💰 Janeiro de 2020 - Visa vai comprar a Plaid por $5.3 bilhões
Visa is acquiring Plaid for $5.3 billion, 2x its final private valuation – TechCrunch
Visa announced today that it is buying financial services API startup Plaid for $5.3 billion. Plaid develops financial services APIs. It is akin to what Stripe does for payments, but instead of facilitating payments, it helps developers share banking and other financial information more easily. It’s the kind of service that makes sense for a […]
💰 Janeiro de 2021 - Visa não vai comprar a Plaid depois de questões regulatórias
Visa will not acquire Plaid after running into regulatory wall – TechCrunch
Visa and Plaid called off their agreement this afternoon, ending the consumer credit giant’s takeover of the data-focused fintech API startup. The deal, valued at $5.3 billion at the time of its announcement, first broke cover on January 13, 2020, or nearly one year ago to the day. However, the Department of Justice filed suit […]
💰 Abril de 2021 - Plaid recebe $425 milhões no Series D
Plaid raises $425M Series D from Altimeter as it charts a post-Visa future – TechCrunch
Plaid, a unicorn that helps connect consumers’ bank accounts to financial applications, has raised a $425 million Series D, it announced this morning. TechCrunch understands that the new capital infusion, led by Altimeter Capital, values the company at around $13.4 billion. It is not surprising that Plaid, a former takeover target for consumer credit giant […]
💰 Janeiro de 2022 - Plaid compra Cognito por $250m
Plaid splashes out $250m on ID verification firm Cognito - AltFi
Plaid is buying a company that can help with the “major challenge” of ID verification, while Cognito will likely benefit from Plaid’s scale.
👎 Mas nem tudo são flores...
A Plaid teve recentemente que pagar $58 milhões para usuários da Venmo, Ronbinhood e outros apps pois estava “coletando mais informações do que deveria”
Plaid must pay $58 million to users of Venmo, Robinhood and other apps | Engadget
Even if you’ve never heard of a company called Plaid, they may owe you part of a multi-million dollar lawsuit settlement..
www.engadget.com • Compartilhar
E curiosamente depois de aparecer esse tipo de discussão e multas, a Plaid lançou um portal de privacidade, rs. Nunca é tarde né?

Independente do timing, é bem legal esse tipod e visão agregada para você desconectar ou conectar tudo. É uma visão parecida com a da Coreia mas feita por um player específico e não por um órgão regulador. Fonte.
👤 A compra da Cognito
Mas e a compra da Cognito, em?

A Cognito trabalha com identificação de usuários e tem uma experiência destacada dentro do mercado. Seu diferencial é seu posicionamento de “verificação otimizada para conversão”. Para isso precisa ser segura e com boa experiência.

Quem já trabalhou com algum onboarding uma vez na vida sabe que é um processo quase que manual, arriscado e que ninguém fica feliz: nem o usuário e nem a empresa.
Essa é uma dor muito forte e que vai aparecer em outros ecossistemas. E que foi solucionada na Coréia do Sul com aquela solução centralizada que comentamos na última edição da Open Box.
O racional por trás do deal:
CEO da Plaid, Perret, disse que o status quo de verificação de identidade e complicance (KYC / AML) é muito fragmentado.
Ele acredita que se juntando a Cognito, será possível criar um onboarding simples e unificado para quem tem contas bancárias com fintechs.
Os clientes também pediam por melhorias na experiência de onboarding. (Aqui no Brasil vai rolar muito viu…)
De acordo com Perret, a verificação é uma peça central do quebra cabeça da Plaid, nomeando como “uma das três partes críticas para completar uma experiência de onboarding, além da conexão com a conta e colocar fundos ( que a Plaid já possui hoje)”
A oportunidade:
A compra da Cognito preenche o gap de soluções nos produtos da Plaid e ainda deixa-a bem posicionada para os desafios de Open Banking
As ferramentas de verificação e compliance da Plaid podem ajudar a melhorar a relação das fintechs com consumidores americanos. Apenas 14% deles disseram que confiam em fintechs para conectar com suas contas bancárias de maneira segura. (Inclusive teve o problema dos dados da Plaid, né?)
Timing: o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) está para mudar suas leis para facilitar clientes a mudarem facilmente suas informações de um banco para outro (Open Banking?) o que pode facilitar a Plaid, por já estar bem posicionada e com produto pronto.
Matéria completa da Insider Intelligence aqui.
Será que chega no Brasil?
Segunda newsletter que termino falando sobre Identidade Digital como uma boa tendência para o futuro da Open Economy aqui no Brasil.
Será? 🤔
Obrigado por acompanhar! Nos vemos na semana que vem!
Se você ainda não assina a Open Box, registre-se aqui:
Tudo o que importa sobre Open Banking diretamente no seu e-mail.
Open Banking
www.opbx.com.br • Compartilhar
Apoie meu trabalho compartilhando esse conteúdo com mais pessoas!
Uma ótima semana, abraços!
Curtiu essa edição?
Por Gabriel Pereira
Tudo o que importa sobre Open Banking diretamente no seu e-mail.
Chega de gastar tempo olhando 1.000 sites diferentes.
Toda semana lhe trarei os fatos mais relevantes da indústria, com bastante profundidade e uma pitada de bom humor.
Faça como mais de 2.000 profissionais, assine a Open Box.
Para cancelar sua inscrição, clique aqui.
Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.
Curadoria cuidadosa de Gabriel Pereira via Revue.